Videogame arte
Cultura / Inovação

Mostra de arte digital em SP discute visão artística dos jogos eletrônicos e sua evolução

 

Acontece até 7 de abril a Play, nova mostra da Galeria de Arte Digital do SESI, em São Paulo. A exposição promete transformar a avenida que é cartão postal da cidade em um grande videogame, discutindo a visão artística que circula o universo dos videogames e da sua evolução, desde as origens durante a Guerra Fria, até sua expansão em um dos maiores mercados do ramo do entretenimento.

“A game arte é considerada uma das manifestações artísticas emergentes mais interessantes da atualidade”, disse a curadora Marília Pasculli. “Não só por dissolver os limites entre as diferentes formas de arte – já que a forma inculta de entretenimento dos videogames alcançou uma posição importante na estética intelectual no mundo artístico – mas também por obter um potencial interativo, um valor cultural que vai além da tela.”

Todas as noites a mostra transformará a Paulista em um grande monumento aos games com seis obras, sendo três visuais e três interativas. Através delas, a exposição mostra os estilos que moldaram os games para serem o que são hoje como o jogo de corrida, a estética do atirador, a navegação do labirinto, a dicotomia do ganhar e perder e a visão com perspectiva em terceira pessoa.

O destaque fica para duas das obras interativas, que permitem que as pessoas na rua transformem a paulista em uma grande tela de video game. O Paulista Invaders, de Brasília, por exemplo, é inspirado no clássico Space Invaders, de 1978. Criado por Suzete Venturelli e equipe Midialab da UNB, o jogo vem com uma proposta de sustentabilidade onde as criaturas do espaço e as armas dão lugar aos carros e as bicicletas.

A Play também apresenta workshops em torno da temática da mostra. Ministrados por Andrei Thomaz, a oficina da exposição rola nos dias 2 e 3 de abril, das 10h às 13h, ensinando inscritos a desenvolver jogos para a plataforma Android através do App Inventor. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3146-7383.

Vai lá: Mostra Play da Galeria de Arte Digital do SESI
Quando: até 7 de abril
Onde: Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1.313 – Cerqueira César, São Paulo
Quanto: grátis
Informações: (11) 3146-7383

Programação:

20h às 22h – Obras interativas, alterando em 10 minutos cada
LummoBlocks – Lummo
Paulista Invaders – Suzete Venturelli e equipe Midialab-UnB
Labirintos Invisíveis – Andrei Thomaz

22h às 6h – Todas as obras em vídeo (loop)
Supercut – Mark Essen
The Game is Over – Les Liens Invisibles
Pixels Deslocados – Alberto Zanella
LummoBlocks – Lummo
Paulista Invaders – Suzete Venturelli e equipe Midialab-UnB
Labirintos invisíveis – Andrei Thomaz

eitodos | Agência Digital

Comentários