Quatro dicas para os iniciantes em digital
Marketing Digital

quatro dicas matadoras para quem está começando hoje no mercado de comunicação digital:

1. Não deixe a matemática fora do seu trabalho. Pode parecer bizarro, mas talvez seja uma das disciplinas mais importantes para um criativo digital. Você pode até não gostar de números, mas busque na teoria matemática um suporte para os seus raciocínios criativos. Pois a matemática estuda padrões que ajudam a entender comportamentos que às vezes são contraintuitivos. E, em um mundo digital, no qual as pessoas estão organizadas em rede, existirá sempre uma economia social regendo o grupo. Entender o jogo de interesses que existe em cada grupo é um jeito poderoso de fazer projetos de sucesso. Busque estudar Teoria de Jogos e entender cada vez mais sobre incentivos e recompensas. Tenho certeza de que será muitíssimo útil para fazer projetos de sucesso.

 

2. Não se esqueça de que, acima de qualquer tecnologia, o que importa é entender de pessoas. Por mais que a tecnologia seja uma força propulsora de inovação e criatividade, o que importa mesmo é como as pessoas estão usando. As tecnologias chegam e vão abrindo um mundo de possibilidades que são uma oportunidade enorme para gerar algo novo. Mas só vai fazer sentido se fizer sentido para pessoas. Então a dica é: ouça as pessoas. Ouça os colegas, especialmente os de outras áreas. Esteja aberto para assimilar opiniões do atendimento, do time de PR, da produção, do Diretor de Projetos, do cliente. Fuja daquela postura antiquada de considerar atendimento e cliente os caras que reprovam. Passe a considerar que eles são os que vão ajudar você a conectar melhor a sua ideia com o público que eles conhecem bem. São pessoas que vão ajudar você a se comunicar com mais clareza com as pessoas alvo da sua ideia.

 

3. Não se alimente de propaganda, em vez disso se alimente de gente. Cuide para não exagerar nos seus conhecimentos sobre campanhas premiadas porque eles vão moldar você com a cara do ano que passou, com a cara das soluções criativas que surgiram e já não são mais tão novas assim. Afinal, já deu tempo de elas irem para a rua, terem um case feito, serem avaliadas por um time de jurados… É muito tempo. Lembre-se de que olhar para prêmio é um bom aprendizado, mas é olhar para o passado. Enquanto olhar para pessoas é olhar para o futuro. Busque entender o drama delas e crie para elas com toda a sinceridade do mundo. Pense com a sua cabeça e chegue às suas soluções. Ouça os seus colegas e mude de opinião sem birra, mas somente se você concordar. Aguente as consequências. Seja comprometido com mensagens verdadeiras, porque você sabe bem que as pessoas já aprenderam a cavoucar até encontrar a verdade. Vá para a rua e deixe a sua sensibilidade trabalhar. Observe as pessoas, sinta-se na pele delas. Coloque amor. E entenda que amor é igual a tempo. Dedique tempo para criar e executar com carinho de mãe. Roube uma ideia aqui, outra ali, mas roube como um artista.

 

4. Não se iluda com o poder da ideia. Pois, se ficar só na ideia, não vai decolar. Uma ideia só nasce mesmo se ela for perfeitamente executada. Cada Big Idea é resultado de dezenas de pequenas execuções brilhantes. Por isso não tem como fugir do suor. Tem que suar os 99% do trabalho que vem depois da sua concepção. A nossa profissão é muito acelerada e só tem um jeito de mandar bem.

 

Em jargão do futebol, a receita seria olhar para a frente, driblar os problemas e fazer gol. Seja qual for o trabalho, seja qual for a agência, sempre vão existir dificuldades. Está dentro da função de cada publicitário conseguir superá-las. Não fuja da raia e trabalhe preenchendo os vazios. Se ficar realmente bom, você vai ter muito prazer para compensar a dor do processo.

 

 

Fonte: Meio & Mensagem

 

eitodos | Agência Digital

Comentários