4 tendências de Marketing e Comunicação Digital
Comunicação / Marketing Digital / Mídias Sociais

Listas de tendências… o que seriam os blogs de comunicação sem elas. Deixando a ironia um pouco de lado queria trazer aqui algumas tendências apontadas pelo pessoal do Mashable, mas queria tentar trazer um comentário mais pessoal sobre as que são mais interessantes para nós que moramos no Brasil, não nos EUA.

 

Fiz uma lista das 5 principais tendências que já estão circulando nas ações de marketing online do Brasil, mas que devem ganhar ainda mais destaque nos próximos meses. Não se preocupe, não é nada profético, apenas uma análise realista de algo que já está acontecendo bem debaixo de nossos narizes.

 

 

 

Brasil, a terra dos memes (e das novelas)

 

Os memes são o último grande assunto da internet (para quem não conhece, veja nosso post sobre o assunto). Estudioso tentam entender de onde exatamente surgiram, porque se popularizam tão rápido e qual será a próxima cultura a estourar dentro da internet. A última foi a Avenida Brasil, antes foi a Luiza, que ainda esta no Canadá, e qual será a próxima?

Anúncio do Extra em jornal é apenas a ponta do iceberg sobre como as marcas se aproveitaram deste ‘meme’

 

Enquanto todos tentam responder estas perguntas, as empresas começam a se aproveitar desta cultura para interagir com o meio e tentar se aproximar do público. Qual a melhor maneira de fazer isso? Utilizando os memes como linguagem de comunicação.

 

Aproveitando a carona na onda dos memes, as novelas brasileiras – dominada principalmente por novelas da Rede Globo – começam a se tornar uma das principais e mais fortes referências para criação destas “formas de comunicação baseada em auto reprodução”. Empresas fazem anúncios relacionados a novela, memes são criados diariamente para cada episódio e blogs transformar assuntos da novela em pauta.

 

Este contexto garante que as novelas atinjam um público maior ainda, deixando de ser assistidas apenas por quem liga a TV para ser acompanhada até por aqueles que nem a televisão ligam. São chamados os “telespectadores secundários“. Graças a esse fenômeno, “todo mundo” entende as piadas que estão circulando.

 

De fato os memes são uma cultura com fortes raízes na internet, atrelada principalmente ao público jovem, mas que aos poucos mostra relações com todos os outros públicos. Quem aqui repassou pelo Facebook as fotos da Nina para tentar levá-las até o Tufão? Não foram apenas as pessoas jovens que participaram dessa “corrente”, a sua tia-avó também devia estar lá no meio da bagunça.

 

Mas ainda estamos no começo de toda essa novidade, as empresas estão começando a utilizar os memes como uma forma de relacionamento dentro da internet, e aos poucos exploram espaços na mídia tradicional com esta linguagem. É possível que em breve possamos ver a “mídia tradicional” se apropriando desta novidade com uma frequência maior. Quem sabe em uma próxima novela que houveram memes semelhantes os autores da novela utilizem esta interação.

 

 

Empresas adquirindo comunicação ativa. Respostas rápidas e bem humoradas

 

Toda esta nova forma de visualizar esta cultura como uma possível forma de comunicação a se apropriar nos leva a esta outra tendência, nem tão recente, mas que parece estar tomando proporções cada vez maiores nos últimos tempos.

 

Na medida em que mais pessoas interagem – e aprendem a se relacionar – dentro das mídias sociais, mais clara fica a posição das empresas dentro destes locais. Tendo uma posição melhor definida estas empresas se sentem mais livre para interagir.

 

O @pontofrio é um grande exemplo de como a liberdade de comunicação e uma definição clara do posicionamento da empresa geram engajamento e uma imagem consistente. Não estamos falando aqui de re-publicar memes engraçadinhos ou a piada do dia, estamos falando de participar e interagir com uma imagem consistente, com uma personalidade além da marca.

 

 

 Funcionário do Bradesco responde cliente em forma de poema.

 

A partir do momento que as empresas perceberam que a construção de uma personalidade ajuda a definir e “dar um norte” a todas as outras ações de comunicação da empresa, há uma liberdade maior de resposta e interação, acelerando o processo. Uma pergunta não precisa esperar horas (ou dias) para ter uma resposta, ela pode ter uma resposta rápida, aqui e agora.

 

Então antes de pensar no que a sua empresa vai publicar dentro da internet, pense em “como ela vai se comportar dentro da internet” e dessas formas as marcas terão cada vez mais liberdade para encontrarem o seu lugar.

 

As empresas não estão “ficando cada vez mais engraçadinhas”, elas estão apenas encontrando o espaço que ela sabem ocupar.

 

 

Avalanche de imagens – Nem me refiro apenas ao Facebook

 

“Com o advento da internet” as pessoas conseguiram aproveitar melhor a internet como um local para se trabalhar com recursos multimídia. As pessoas não estão mais presas apenas ao texto, agora elas têm internet e ferramentas que dão suporte melhor a utilização de áudio, vídeo e imagem.

 

O sucesso das imagens no Facebook e Google+ apenas deixa claro como a tendência mais forte do momento é a comunicação visual. Textos exigem atenção, vídeos exigem tempo e as imagens são o melhor “meio termo” entre essas duas vertentes. Já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois então, é isso mesmo.

 

Dentro da internet há toda uma cultura voltada a utilização de GIFs animados, por exemplo, que podem facilmente ser utilizados como mídia. Imagens – e GIFs – são populares por sua praticidade e velocidade. Você não precisa ler para conseguir rir e você não precisa esperar o vídeo carregar para entender a piada.

 

 

Mobile, Local e Social

 

Quem acompanha o blog ou meu perfil pessoal no Twitter sabe o quão entusiasta com a área de mobile eu sou, mas não é por isso que considero esta área uma tendência. Na verdade é até complicado definir como tendência, já que hoje no Brasil há mais linhas telefônicas móveis do que pessoas… muito mais para falar a verdade.

 

As pessoas estão acessando o seu site no celular deles, é uma navegação limitada e mais objetiva, por isso você pode ajudar fazendo um site que seja compatível com este avanço.

 

Você se lembra do SoLoMo (Social, Local e Mobile)? Está é definitivamente a tendência central, pois as pessoas estão ficando mais sociais graças a evolução das mídias sociais e se tornando mais móveis devido ao avanço da tecnologia em geral.

 

SoLoMo é uma realidade que está chegando no Brasil a passos largos.

 Fonte: Dennis Altermann

eitodos | Agência Digital

Comentários